O I Encontro de Delegadas de Polícia Civil do Maranhão era muito aguardado por elas. O evento aconteceu na tarde de sábado, 25, no Rio Poty Hotel.
O evento promovido pela Associação de Delegados de Polícia Civil do Maranhão (Adepol-MA), foi realizado com o objetivo de proporcionar um momento de descontração e alegria entre as delegadas, além de prestar homenagens e apoio à força feminina dentro da instituição.
Cerca de 48 associadas participaram da celebração, que ainda contou com a presença das autoridades, como a deputada estadual Abigail Cunha, secretária de Estado da Mulher, e do coronel Silvio Leite, secretário de Estado da Segurança Pública do Maranhão.
No Encontro, teve sorteio de brindes entre as associadas presentes e uma palestra da delegada Ana Karla Silvestre sobre bem-estar e estilo.
Além de delegada, Ana Karla também é consultora de imagem. Para ela, o tema é importante porque traduz uma necessidade que é inerente à todas as pessoas. “Falar sobre a imagem traz uma perspectiva de você transmitir mensagens mais adequadas aos projetos e objetivos que você tem e assim alcançá-los da melhor forma”, explicou.
Quando questionada sobre a importância da ocasião, Ana Karla afirmou que vê com bons olhos todos os recentes esforços feitos pela Adepol em prol das mulheres. “Hoje não é só uma homenagem pelo mês das mulheres, mas sim, é um momento de fortalecimento e de integração. Nós, mulheres, precisamos está cada vez mais unidas, mais fortes e corajosas, porque, só assim realmente, vamos avançar nas nossas lutas, juntas!”, exclamou.
O mesmo sentimento é compartilhado pela delegada Ana Cláudia Rosa. Ao longo de seus dezessete anos de Polícia Civil, ela alegou que percebe a existência de um novo olhar no que se refere ao cuidado às mulheres dentro da instituição “Me sinto acolhida, respeitada e homenageada. Hoje é uma oportunidade que temos pra encontrarmos as colegas, que ao longo do ano, ás vezes não conseguimos”, afirmou.
Para o presidente da Adepol, Marcio Dominici, o momento foi marcado pela alegria das convidadas e é mais uma etapa do reconhecimento do poder feminino. “É um momento de reafirmação de toda a luta que se iniciou lá atrás e que o objetivo é estabelecer de forma efetiva a igualdade de gênero em todos os níveis da sociedade. A nível institucional, acredito que seja o caminho mais eficaz para que isso se reverbere lá fora”, comentou.
Além do I Encontro, outra ação realizada pela Adepol no fortalecimento das mulheres ocorreu na última sexta-feira, 24, quando a Associação promoveu uma reunião para discutir a criação do Comissão de Defesa Dos Direitos das Delegadas de Polícia.