Notícias

Reunião de delegadas discutiu a criação da Comissão de Defesa Dos Direitos das Delegadas de Polícia.

Valorizar e garantir os direitos das delegadas na Polícia Civil! Foi com este objetivo que dez mulheres se reuniram na tarde de sexta-feira, 24, na sede da Associação de Delegados de Polícia Civil do Maranhão (Adepol – MA). A reunião foi o primeiro passo rumo à criação da Comissão de Defesa Dos Direitos das Delegadas de Polícia e contou com a presença das doutoras Ana Zélia Gomes, Augusta Santos Dominici, Helemara Moura, Ingrid Albuquerque, Kazumi Tanaka, Mariely Vilhena, Marilia Vasconcelos, Sylvianne Tenório e Verônica Serra.

O encontro também contou com a presença da defensora pública, Verônica Acioly que faz parte do Núcleo de Defesa da Mulher em Situação de Violência da Defensoria Pública do Piauí. Na ocasião, a Defensora e as delegadas da Polícia Civil do Maranhão discutiram pautas importantes, como a detecção de eventuais situações de machismo no ambiente de trabalho e capacitações a ideia é promover a conscientização da corporação policial e a formação de uma política institucional de igualdade de gênero.
O projeto ainda está em fase inicial e a expectativa é que sejam feitas reuniões mensais até a consolidação do programa. De acordo com a delegada Kazumi Tanaka, o próximo passo é definir como vai ser a forma de trabalho, os objetivos e os cargos da comissão. “O sistema de segurança pública de maneira geral é dominantemente ocupado por homens e nós precisamos fazer com que as pautas femininas sejam visibilizadas, que os direitos sejam garantidos e que nós consigamos sentir que vivemos em um ambiente de igualdade e de respeito às diferenças”, pontuou.
Para a delegada Mariely Vilhena, o momento é de grande importância porque traz à tona uma realidade intrínseca da Polícia Civil. Ela afirma que a comissão dá notoriedade a temática e busca trazer soluções. “Me sinto extremamente valorizada pela Adepol-MA em facilitar esse ambiente à nós, membros da Associação, para dialogar sobre a questão de gênero dentro da Instituição Policia Civil”, afirmou.
Após a consolidação, o objetivo é que Comissão de Defesa Dos Direitos das Delegadas de Polícia se torne um grupo permanente dentro da Adepol-MA.


© 2024 Adepol-MA. Todos os direitos reservados.