A Lei Maria da Penha foi instituída em agosto de 2006 com o objetivo de criar mecanismos para prevenir e coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher. Hoje, 18 anos depois, a lei se consolidou como um marco, e o mês de agosto, desde 2022, é inteiramente dedicado a essa temática, marcando o início da campanha Agosto Lilás. De acordo com a Casa da Mulher Brasileira, só em 2024, foram registrados até o momento 41 casos de feminicídio em todo o Estado.
Alinhada a esse debate e preocupada com os números alarmantes, a Associação dos Delegados da Polícia Civil do Maranhão (Adepol-MA) traz como tema do AdepolCast de agosto o “Enfrentamento da Violência contra a Mulher”. No bate-papo, o presidente Marcio Dominici recebe a dra. Wanda Moura, diretora da Casa da Mulher Brasileira, e a dra. Kazumi Tanaka, coordenadora das Delegacias da Mulher no Maranhão.
Além de diretora da Casa da Mulher Brasileira, a dra. Wanda é Chefe do Departamento de Feminicídio e Coordenadora da Semana Estadual de Combate ao Feminicídio. Já a dra. Kazumi é também Conselheira do Conselho Estadual da Mulher e integrante dos comitês e das câmaras técnicas de monitoramento do Plano Estadual e do Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher.
O episódio vai ao ar no dia 30 de agosto (sexta-feira), às 8h, no canal do YouTube da Adepol-MA. Não perca!